sexta-feira, janeiro 23, 2009

Tendências

Num comentário a um post anterior, diz-se que "normalmente sobem primeiro os partidos mais contestatários e mais perto das eleições é que os partidos com reais hipoteses de constituir uma alternativa de governo começam a subir. Foi assim com Durão Barroso quando subiu a 1º ministro."

Será? Não sei. Gostava de ver dados. A única coisa que tenho são dados sobre os três meses anteriores às eleições de 2002:

Aqui, sucedeu exactamente o contrário do que o leitor sugere. Em 2005 a hipótese também não se confirma. Mas os períodos são curtos . Tudo depende do que significa "mais perto".

1 comentário:

Anónimo disse...

Um ano antes das eleições de 2005. Nessa altura o PSD não descolava das eleições e numa entrevista Durão Barroso levantou a hipótese que referi. O certo é que naquela ocasião isso verificou-se. Isto se a memória não me falhar.
Agora muita coisa dependerá dos efeitos do caso Freeport. Se bem que se for a crer no que aconteceu em casos similares em Portugal, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, isso não terá consequências eleitorais significativas.

Cam