segunda-feira, maio 23, 2011

Intercampus, 18-22 Maio, N=1021, Tel.

PSD: 39,6% (+ 3,5)
PS: 33,2% (- 2,2)
CDS-PP: 12,1% (- 0,5)
CDU: 6,6% (- 0,9)
BE: 5,6% (-0,6)

Aqui. A comparação é com a sondagem cujo trabalho de campo terminou a 15 de Maio.

9 comentários:

gonçalo costa disse...

Na proxima sondagem a CDU o BE e o CDS-PP vão subir e o PS e PSD vão descer...O raciocinio é simples, para quem é de esquerda já não vale a pena votar util no PS, que o poder vai para a direita, para quem é de Direita , já não é necessario votar no PSD que já não há perigo de o PS Ganhar e o que conta é que o PSD mais CDS tenham mais do que 116 deputados ....aguardemos

et disse...

O PSD sobe e todos os outros partidos descem. Isto poderá ser um outlier ?

Augusto disse...

Nada se passou de tão extraordinario neste 3 dias, que possa levar a este tipo de alteração de resultados.

Já se fala agora em sondagens diárias na SIC.

Eu sei que há muito desemprego, e muita gente a precisar de um part-time, mas isto parece demais, e pouco cientifico.

Pelo menos para circo vai servir, e teremos uma campanha reduzida a sondagens, e não a discutir o futuro do País, e as alternativas.

Mas se calhar é isso que alguns pretendem.

Só espero que depois de 5 de Junho, haja alguem que ponha um fim a este regabofe de sondagens , que se meros estudos de opinião, que são meras amostragens, que são enfim

TRETAS.....

Anónimo disse...

Gonçalo,
Também acredito na subida de CDS, PCP e BE.
Parece tb ser muito importante que PSD e CDS possam dispensar os 4 deputados do PSD/Madeira, o que não aconteceu na maioria 2002/2005.

Nuno disse...

Augusto você acredita na matemática?

Pedro Sousa disse...

... o que se passou de extraordinário nestes dias foi simples: o discurso do PS em sucessivamente culpar a crise internacional e o PSD pela situação do país deixou de funcionar, e resultou muito mal no debate com PPC. Se o PS continuar assim sem apresentar ideias novas para superar os problemas (em que eles próprios tens grandes responsabilidades) o PSD ainda vai subir mais, tal como o BE e a CDU que deixarão de contribuir com voto útil.

João Saro disse...

@Augusto,

A leitura das sondagens é sempre assim, quando agrada são válidas, quando não agradam, são ruído que só desviam as atenções.

Para mim, elas sempre valem o que valem. É como a meteorologia, quase sempre acerta, mas o pessoal só se lembra quando não acerta.

Quanto ao que se passou nestes 3 dias... não houve um debate entre os dois principais candidatos? Hummm... se calhar não.

Conclusão, eu gosto de sondagens, é preciso é relativizar sempre a questão. Aliás, até gostava de acreditar que elas simplesmente mediam a intenção de voto... e que não alteravam a mesma.

G disse...

Com algum atraso a minha previsão:

PSD - 105
PS - 84
PP - 23
CDU - 11
BE - 7

gonçalo costa disse...

Libertas:

Mais que importante, PSD/CDS-PP terem mais de 120 deputados,é condição fundamental para aplicar as medidas do FMI e ter uma "esprança de vida" de uma Legislatura (4 anos), caso contrario o Governo fica na pratica na mesma posição do Guterres em 1999...uma maioria por um queijo...e o queijo produzido na Madeira sai muito mais caro do que o de Ponte de Lima ....