quinta-feira, maio 05, 2011

Um livro























Não é o livro que ando a querer escrever há uns anos sobre sondagens, eleições e opinião pública. Esse seria um livro mais técnico, destinado a uma audiência especializada. Mas ainda não tive tempo para esse. Tenho-o antes "escrito" a pouco e pouco, em fragmentos, com a ajuda de outras pessoas, em artigos com este, este ou este. Um dia aparecerá.

Este, pelo contrário, é um livro breve (100 páginas), pouco técnico (na medida do possível) e destinado a uma audiência interessada mas não especializada. Discute coisas como o conceito de erro amostral, as outras fontes de erro em sondagens, as implicações de se colocarem perguntas desta ou daquela forma, e os usos das sondagens e dos seus resultados. E fá-lo recorrendo a exemplos simples e concretos, retirados de sondagens feitas em Portugal e, noutros casos, nos Estados Unidos. Assim, em certo sentido, o livro é uma extensão deste blogue, nos temas e até no estilo. Esteve, de resto, para se chamar Margens de Erro, e só não se chama assim porque, obviamente, a maior parte das pessoas não teria a mínima ideia do que isso quereria dizer.

Há dois tipos de atitude que encontramos frequentemente em relação às sondagens em Portugal. A primeira é a aceitação crítica dos números como se eles reflectissem uma qualquer "verdade" absoluta e inalterável. Mas basta perceber o que é uma sondagem, olhar para os detalhes sobre como são feitas e as limitações que eles implicam e ter alguma noção do que significa "opinião pública" para perceber como essa aceitação acrítica é deslocada. A segunda é a rejeição total das sondagens, frequentemente acompanhada de acusações muito graves mas nunca fundamentadas de adulteração e manipulação dos resultados. Mas basta olhar para a forma como essas acusações são feitas e olhar para os resultados das sondagens com mínima sofisticação para perceber que o objectivo dessas acusações é, aí sim, manipular e condicionar os eleitores na sua leitura dos dados disponíveis, por muito frágeis e precários que esses dados possam ser. Uma e outra atitudes, um e outro tipos de discurso, são muito nocivos para a qualidade do debate público sobre as sondagens, mas só acabam por ser eficazes se contarem com o desconhecimento dos cidadãos. Logo, a motivação básica para escrever o livro foi simples, e é a mesma que me leva a manter este blogue: contribuir, modestamente, para diminuir esse desconhecimento e, logo, contrariar esse tipo de atitudes e discursos.

O livro vai ser lançado no próximo dia 18, 4ª feira, às 17h,  no Instituto de Ciências Sociais (a final da Liga Europa é só às 19.30h :-)). Estão todos convidados. Dia 19 estará nas livrarias e no dia 26 de Maio será vendido com a revista Visão, à qual desde já agradeço. E aproveito também para repetir um outro agradecimento que já faço no livro: a todos aqueles que têm comentado, directamente ou por e-mail, as coisas que foram sendo escritas neste blogue. Aprendi muito com esses comentários, críticos ou não.

P.S. - Sei que é difícil, mas procurem resistir à tentação de fazer comentários sobre a cor da capa.

13 comentários:

Marco Lemos Pina disse...

É, sem dúvida a cor tendência neste momento! Parabéns pela escolha, pelo livro dar-lhos-ei após o ler!

iv disse...

Já agora, a cor da capa foi escolha do autor ou do editor?

Eu pessoalmente, que tive uma capa inarrável num certo livro, aponto para o editor, mas gostava de saber :)

Unknown disse...

Editor.

Mario disse...

Ainda bem que li o post até ao fim senão teria feito o tal comentário. Enquanto que seguidor assíduo deste blog estaria presente no lançamento do livro se estivesse em Lisboa. Não estou. Um abraço agradecido e admirador.

Pedro Sousa disse...

Será que o editor teve acesso a alguma sondagem mais recente :)

Parabêns pela publicação.

Carlos disse...

Somo-me aos parabéns, por este livro e pelo que está a escrever.

et disse...

Um dia ainda vão fazer uma segunda edição, com a capa em tons "cor-de-rosa choque". Eheheheh.

MAF disse...

Caro Pedro,
Não me lembraria de fazer nenhum comentário sobre a cor, mas já que me chamou a atenção para isso... :)

Agora a sério: muitos parabéns pela publicação, que certamente não ficará atrás das restantes da mesma colecção, que tenho lido com muito gosto.

Um abraço,
Mário

Pituxa disse...

Eu que vim pela primeira vez ao seu blog à procura de sinais de uma futura maioria absoluta do PS (um pouco no espírito de quem vai ao astrólogo a ver se o futuro lhe trás bonança) não resisto a dizer que preferia outra cor para a capa ;)

Parabéns pelo livro que espero poder comprar com a Visão. Tenho voltado aqui porque gosto muito da maneira acessível como escreve sobre um assunto que me é completamente estranho.

Anónimo disse...

parabéns pelo livro e pelo apurado sentido de humor.

Anónimo disse...

cor-de-laranja, sinónimo de vitamina C. A saúde em primeiro lugar. Parabéns pelo livro

Anónimo disse...

Cor-de-Laranja, sinónimo de vitamina C, logo uma boa cor. E a saúde está em primeiro lugar!
Parabéns pelo livro

Unknown disse...

Obrigado a todos.