quinta-feira, outubro 16, 2008

O Senado

Nos blogues portugueses, não se tem falado muito nas eleições para o Senado, mas agora que a vitória nas presidenciais parece muito provável, a preocupação dos Democratas é ganhar suficientes lugares no Senado para terem não só uma maioria mas também uma maioria "fillibuster-proof", ou seja, 60 lugares.

Como estão as coisas? Bem, democratas e republicanos têm 49 senadores cada, e há ainda 2 independentes: Joe Lieberman (cada vez mais próximo dos Republicanos, mas liberal - no sentido americano - em muitos temas) e Bernie Sanders (o único socialista no Senado e que vota com os Democratas a maior parte das vezes). Lieberman e Sanders fazem parte do grupo parlamentar dos Democratas (mas Lieberman pode mudar de ideias).

Em Novembro, estão em disputa 35 lugares, 23 nas mãos de Republicanos e 12 nas mãos de Democratas. Há uma série de estados onde nada deve mudar. Não há estados Democratas em risco de passaram para Republicanos. Mas há várias possibilidades de mudança de mãos de Republicanos para Democratas: Alaska, Colorado, Georgia, Minnesota, New Hampshire, New Mexico, North Carolina, Oregon e Virginia. Nove potenciais pick-ups, que deixariam os Democratas com 58 senadores. Com Sanders, 59. E Lieberman 60. Parece que, se queremos emoções no dia 4, vai ter de ser aqui.

1 comentário:

José Gomes André disse...

É interessante que refira isto, caro Pedro. Talvez esteja enganado, mas não me recordo de uma única linha na imprensa nacional sobre as eleições no Senado americano.

E contudo, se Obama vencer e os Dems conseguirem o número mágico de 60 senadores, beneficiarão de uma maioria no governo federal nunca vista nos últimos 30 anos. Tratar-se-ia certamente de um momento capital na política americana (e não é por acaso que os Republicanos estão em pânico com essa perspectiva).

Sublinharia que esse pânico é tanto maior porque algumas dessas corridas estão quase fechadas (Colorado, Virgínia, Novo México e New Hampshire).

E na realidade, penso até que se poderiam incluir mais duas lutas renhidas: no Mississippi Ronnie Musgrove (D) tem estado taco-a-taco nas sondagens com Roger Wicker (R). E até mesmo o líder da minoria Republicana, Mitch McConnell (Kentucky) parece estar em dificuldade...

Um abraço!