segunda-feira, setembro 14, 2009

Eleições na Alemanha

No dia 27 de Setembro haverá outras eleições legislativas: na Alemanha. Para acompanhar as sondagens de lá, nada melhor que esta página do Spiegel Online. Mas quem quiser os números em bruto, pode também ir aqui. As coisas estão com bom ar para uma coligação CDU-CSU/FDP.

2 comentários:

João Saro disse...

Dúvidas/curiosidades sobre as sondagens alemãs:

Se não estou em erro, a Alemanha com sistema eleitoral misto coloca metade dos deputados através de listas nacionais num único circulo, enquanto a outra metade é através de círculos uninominais. Há sondagens ao nível dos últimos círculos? Supondo ser difícil haver muitas, a previsão do parlamento é com base em dados nacionais? Têm funcionado bem nas outras eleições? Apenas curiosidade.

Isto deixa uma outra dúvida para as eleições portuguesas. Vi, penso na SIC/Expresso, uma previsão de deputados para cada partido. Foi feita com base nas sondagens nacionais ou foram ver distrito a distrito?

Já agora e se não estiver a abusar, ouvi alguém dizer que o BE beneficia, em relação a outros pequenos partidos, na conversão de votos para deputados por causa dos círculos. É verdade? É que tinha ideia que a CDU tinha maiores probabilidades de mais deputados com menos votos por ser importante em alguns círculos.

Obrigado

Unknown disse...

Caros bloggers.
Atribui ao vosso blog o selo "Seu blog é viciante" porque não dispenso o Margens de Erro para analisar as sondagens.

http://sitiocomvistasobreacidade.blogs.sapo.pt/30401.html
Manuel Cintra