quarta-feira, abril 10, 2013

Confiança pública no Tribunal Constitucional

No actual contexto, apeteceu-me procurar dados sobre atitudes dos cidadãos em relação ao Tribunal Constitucional. Que eu saiba, há pouca coisa. O primeiros dados são antigos, mais concretamente dos anos 90, mas têm a vantagem de ser comparativos. Mostram que o nível de "lealdade institucional" da população em relação ao Tribunal Constitucional era dos mais altos entre os 19 países comparados, logo abaixo dos Estados Unidos.























Na edição de Maio de 2000 do Barómetro de Opinião Pública do CESOP (Católica), perguntava-se o grau de confiança numa série de instituições. Eis a percentagem de inquiridos que dizia ter "pouca" ou "nenhuma" confiança em cada instituição:















Mais recentemente, num inquérito para um estudo sobre a "qualidade da democracia" tal como apercebida pelos cidadãos feito em 2009 sob o patrocínio da SEDES, uma das baterias de perguntas era sobre a capacidade de diferentes instituições para travarem eventuais abusos de poder por parte dos governos:















Em geral, portanto, a imagem que fica é a de uma instituição que tem uma imagem tendencialmente favorável junto dos cidadãos, seja em comparação com instituições estrangeiras congéneres seja em comparação com instituições políticas e judiciais nacionais. Isto, claro, pode ter mudado entretanto...

2 comentários:

DOCTOR NO, NO, NO VIEGAS NO PLEASE- JUST SAY NO disse...

não não tem, a justiça e os seus graus e degraus não nos merecem con fiança
e o pessoal geralmente afasta-se desses sítios

devem ter telefonado aos 120 mil licenciados em direito desde o tempo em que a moderna ainda funcionava

aqui quando morreu um dos procuradores do tribunal do trabalho até pagaram umas rodadas no café

e o desgraçado nunca lhes tinha feito mal nenhum

olha se fosse um juiz do cível

in po sível

é daquelas coisas cagente num save o que faz para que faz e nã adianta nada às nossas vidas

viva o major sidónio

ou generall pinhoceta tante nus fax ó rapaz

Fahud disse...

Mais um post pertinente e com informações relevantes para quem acompanha a qualidade do funcionamento das nossas Instituições. Um grande Bem haja por disponibilizares estes dados! Pedro C.