sexta-feira, maio 27, 2011

Comentários

Só para dizer que tento responder a todos os comentários que contenham perguntas, mas às vezes faço-o tarde. E pode-me passar algum. Se assim for, insistam. E queria também dizer que para os pessimistas na qualidade do debate público sobre sondagens ou na qualidade dos comentários nos blogues - e eu sou às vezes um deles - ler aquilo que vocês têm escrito aqui é um verdadeiro bálsamo.

5 comentários:

Migue Ângelo Oliveira disse...

Pedro Magalhães:

Não me aborreço absolutamente nada. No entanto, estava a considerar muito seriamente comprar o seu livro. Agora, depois da sua atitude... comprarei outro qualquer muito mais substancial e certamente mais caro...

Adeus.

Unknown disse...

Vai certamente ficar mais bem servido. Cumprimentos.

Nuno disse...

Recordo que coloquei uma questão no tópico "house effects". Se puder responder agradeço-lhe.

Miguel Carvalho disse...

Ora aqui fica uma pergunta técnica, para quando tiver tempo.

Tenho notado que, de sondagem para sondagem da mesma empresa, as variações dos partidos grandes são substancialmente maiores do que as variações nos partidos pequenos.
Fiz uma simulaçãozita (para não ter que fazer as contas) e notei que as variações estatísticas nas intenções de voto de um partido com 35% (fixos) deveria ser sensivelmente o dobro (apenas!) da variação das de um com 7% (fixos).

Assumindo que a minha observação a olho tem alguma significância estatística :), eu diria que as flutuações dos grandes são mais do que que meras flutuações estatísticas.. ou seja até fará algum sentido discutir as subidas e descidas de 2pp deles. Faz sentido?

Gonçalo Alves disse...

Caro Pedro, eu não sou especialista em sondagens, ou alguma coisa semelhante.
Não sei se a minha pergunta é pertinente, ou se me respondeu a ela à uma semanas. A pergunta estava relacionada com o Método d'Hondt e se o Método de Sainte-Laguë Modificada.
Será que o último método, permitiria uma melhor representatividade no Parlamento dos resultados eleitorais?
Quais seriam as diferenças efectivas, em número de deputados, para os resultados das eleições legislativas de 2009?
Qual é a sua opinião em relação a ambos os métodos?
Os melhores cumprimentos.