terça-feira, maio 24, 2011

Eurosondagem, N=525, 23 Maio, Tel.

PSD: 33,1% (-2,7)
PS: 32,6% (+0,1)
CDS-PP: 13,7% (+2,6)
CDU: 7,6% (-0,1)
BE: 6,6% (=)

Aqui. Comparação com última sondagem da mesma empresa, de 3 de Maio.

7 comentários:

Anónimo disse...

Fico intrigado com as diferenças que o CDS regista nas diferentes sondagens.

Sempre aceitei que a votação do CDS fosse claramente sub-avaliada quando estivéssemos perante sondagens feitas para telefones fixos. O CDS terá o eleitorado mais dinâmico, com telefone fixo que não do incumbente, mas de opeadores alternativos como a ZON, CLIX ou Cabovisão; ou pura e simplesmente sem fixo, só com telemóvel.

Agora sabemos que a sondagem do CESOP é presencial enquanto que a da Intercampus e a da Eurosondagem são telefónicas, mas é o CESOP que estima o valor mais baixo! Noto que na sondagem da CESOP o CDS tem 10 em 97 e que na da Eurosondagem tem 13,7 em 93,6.

Por fim, lemos na ficha técnica que o CESOP usa como ponderador o voto nas últimas legislativas. Será que quem votou CDS em 2009 se olvidou desse facto, ou será que mente às sondagens? Ou será que o CESOP não será mesmo de confiança?

Quem me ajuda?

Unknown disse...

Duas notas. Que eu saiba, o CESOP não usa o voto anterior como ponderador. E em comparação com as sondagens presenciais, as sondagens telefónicas beneficiam, em vez de prejudicarem, o CDS (e o PSD).

Anónimo disse...

Pedro, da ficha técnica do CESOP:
«A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2009 e presidenciais de 2011 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% do resultados nacionais dos cinco maiores partidos ou candidatos»

Unknown disse...

Isso é estratificação, não ponderação. Não é uma mera questão terminológica. O critério usado é um critério se selecção de freguesias, e só. Os resultados obtidos junto dos eleitores não são ponderados na base de declarações suas sobre o seu comportamento de voto. É muito diferente.

Luís Aguiar-Conraria disse...

"Sempre aceitei que a votação do CDS fosse claramente sub-avaliada quando estivéssemos perante sondagens feitas para telefones fixos"

Está enganado neste ponto. Este assunto já está estudado e documentado. Se é verdade que tradicionalmente o CDS é subestimado nas sondagens, essa subestimação era corrigida, pelo menos parcialmente, com sondagens telefónicas

Anónimo disse...

Ok.

Se dúvidas houvesse, na minha previsão de distribuição de mandatos para os resultados da Eurosondagem, PSD+CDS continuam a ter maioria.

PSD 90
PS 87
CDS 29
CDU 13
BE 11

G disse...

Segue a minha previsão

PSD 93
PS 86
PP 28
CDU 14
BE 9