terça-feira, maio 31, 2011

Gráfico dinâmico

Há por aí muitos gráficos com sondagens. Este, feito por mim, este, na Marktest, ou este e este, no Público e na SIC Notícias, respectivamente. E de certeza que há mais.

Mas o que não há, que eu saiba, é um gráfico dinâmico onde se possa, que sei eu, ver todos os resultados desde 2005, escolher diferentes empresas ou partidos, modificar o eixo y para ver melhor o que se passa com os pequenos partidos ou escolher diferentes intervalos de tempo.

Não há? Não havia. Mas o Bernardo Caldas, 19 anos, estudante de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, achou que devia haver. E achou bem. Parece-me que fez isto em dois fins de tarde. E vocês, na infografia dos jornais online, já voltaram de tomar o cafézinho?

20 comentários:

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

mas o tal de Bernardo viveu tal como esses gráficos nos anos das vacas gordas

o PRD saltou do nada e voltou ao nada nos anos das vacas magras

a 200 novos desempregados por dia
aos buracos nos bancos de Portalegre às churrasqueiras do Isidro
e ao inglês que deitava os ossos para fora em Albufeira
e aos contadores de cobre que desaparecem nas canalizações variadas

levam muita gente a mudar de opinhões

logo é capaz de ter achado mal

aqui no burgo até os comunistas mudam de opinião duas vezes por semana

os velhos têm medo dos novos
e os novos desprezam os velhos

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

já é fim do mês

bolas

café é vício de ricos ou de ociosos

ou de países tropicais que precisam de arranjar dinheiro para comprar balas

bebam chicória ó cambada
ou cevada torradinha
ou água suja do imperialismo

Lourenço Cordeiro disse...

Só é pena que a escala do eixo x vá variando com os inputs do leitor.

Guia disse...

Só para lhe dizer que sigo de há muito o seu blogue, pois as suas análises e comentários são dos mais esclarecedores deste mundo nacional da blogoesfera, além de terem sempre por base a sua honestidade intelectual, o que é uma mais valia nos tempos que correm...!

Unknown disse...

Obrigado Guia.

gonçalo costa disse...

Sera que é possivel actualizar esta ferramenta com os dados de Maio de 2011?

Bernardo disse...

Já lá estão, Gonçalo. É só fazer zoom nessa data para ver as sondagens individuais, quer arrastando a régua do gráfico quer seleccionando as datas no menu de baixo.

Fernando bastos disse...

VERDADEIRAMENTE PEDAGÓGICO, USER FRIENDLY, E SOB O PONTO DE VISTA DA INVESTIGAÇÃO DO TEMA É ALGO HISTÓRICO (NÃO CONHEÇO PARALELO)!!!
PARABÉNS AO BERNARDO CALDAS PELO (EXCELENTE) TRABALHO, E PARABÉNS AO PEDRO MAGALHÃES PELA DIVULGAÇÃO !!!

gonçalo costa disse...

Bernardo:
Obrigado já cheguei lá ....

José Santos disse...

Muito Bom.
Só não dou Excelente porque as curvas "médias" traçadas no gráfico são um pouco aberrantes, com muitos picos de subida e descida.
Nesse sentido sugiro a introdução de uma função mais suave no cálculo das curvas "médias".

Unknown disse...

Sim, isso resolve-se dando ao utilizador a possibilidade de escolher quantos períodos quer dar à média móvel ou até usando smoothers variáveis como no pollster.com. O Bernardo pode fazer isso com mais tempo.

gonçalo costa disse...

Jose Santos :
Os picos de subida e descida são bastante interessantes no caso do PSD e CDS...excluam as linhas dos outros partidos e analizem os ultimos 2 meses....tirando os ultimos dias em que ambos sobem tenuamente parece que são simetricos nas subuidas e nas descidas .....estão de tal mareira ligados que é provavel que dancem o Tango....ah ah ah

Bernardo disse...

Tem toda a razão, José Santos, são de facto "aberrantes". Quanto à escolha dos periodos da média móvel, é relativamente simples de se fazer. Os smoothers variáveis têm a dificuldade acrescida de eu ter de ir aprender o que são e como se implementam!

Gonçalo disse...

http://notaslivres.blogspot.com/2011/05/mandatos-previsiveis-91-84-26-15-14.html

Maria disse...

Vinha aqui deixar o mesmo comentário que o Gonçalo Costa deixou. Podemos quase concluir que as variações nas sondagens do PSD não têm nada que ver com o PS mas apenas com o CDS. Se somássemos as percentages do PSD com as do CDS aposto que daria uma linha recta!

Maria disse...

Vinha aqui deixar o mesmo comentário que o Gonçalo Costa deixou. Afinal, as sondagens do PSD nada têm que ver com o PS mas só apenas com o CDS. Se as percentagens do PSD fossem adicionadas às percentagens do CDS daria uma linha recta!

mr. large disse...

a média móvel está um pouco estranha. se seleccionarmos só a primeira empresa de sondagens (a eurosondagem) e escolhermos, por exemplo, 12 períodos, a média do psd (só para dar um exemplo), encontra-se no período final consistentemente acima dos pontos observados (o que por definição de média não é possível). não fosse isso, seria 20 valores. bom trabalho!

Unknown disse...

Exacto. O que se passa é que a média móvel está sempre a ser calculada em relação a todas as observações e não segundo os filtros. Bem observado. O Bernardo está a trabalhar nisso. Obrigado.

Bernardo disse...

Já está tratado! Obrigado!

diogo disse...

Os meus parabéns, muito bom!

Quanto aos comentários sobre transferências PSD-CDS, não é inteiramente assim. Em algumas fases, os declives não são idênticos, sugerindo que o PSD capta votos ao PS. Menos do que seria normal, todavia.