segunda-feira, maio 30, 2011

Intercampus, 25-29 Maio, N=1010, Tel.

PSD: 37% (-2,6)
PS: 32,3% (-0,9)
CDS-PP: 12,7% (+0,6)
CDU: 7,7% (+1,1)
BE: 5,2% (-0,4)

Aqui. Espero que isto não lance confusão, mas tal como tenho sempre feito estou a comparar com a última amostra independente da Intercampus, ou seja, o estudo cujo trabalho de campo terminou a 22 de Maio. Como é óbvio pela notícia, se compararmos com a amostra da sondagem imediatamente anterior (com a qual esta partilha dois dias de trabalho de campo), o PSD sobe.

10 comentários:

MAF disse...

Se não estou em erro, é a primeira vez que as duas sondagens, Intercampus e Eurosondagem, apontam no mesmo sentido. Terá algum significado? Será que o sentido de voto está a estabelizar?

jose lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jose lopes disse...

Como os resultados recolhidos este fim de semana têm um peso de apenas 40%, podemos dizer que, os dados exclusivos recolhidos sábado e domingo, apontam para uma diferença ACTUAL no ordem dos 6-7& entre PSD e PS.
Estou certo, vista a coisa dessa maneira?

Nuno disse...

jose, pelas minhas contas feitas em cima do joelho este resultado representa valores da última amostra (505) na ordem de PSD 36,1% PS 31,8 %

gonçalo costa disse...

Parece que os "outros partidos" estão a subir tendo no seu conjunto mais ou menos a percentagem do BE....esta subida é generalizada em todos os outros partidos ou é so alguns ou algum?....Pode Haver deputados eleitos,nomeadamente em lisboa, desses outros partidos?....e o MEP que nas eleições europeias fez fogo ainda mexe?

David sf disse...

Pedro, aproveito o seu excelente blog para lançar um tema para discussão:

Vários fóruns, completamente independentes de qualquer cor política, abriram tópicos de votação sobre as legislativas. Sei que este tipo de inquéritos online não têm qualquer validade, mas em todos os que eu verifiquei cada user só pode votar uma vez, o que pode aproximar um pouco os resultados da realidade.

Verificando os resultados obtidos à meia noite de dia 31 de Maio, nos seguintes sites:

http://forum.autohoje.com/off-topic/99114-eleicoes-legislativas-2011-em-quem-votar.html

http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=22317.31425

http://www.forumscp.com/index.php?topic=31355.0

http://www.meteopt.com/forum/off-topic/legislativas-2011-a-5693-3.html

http://www.dragteam.info/forum/parlamento/poll-137-qual-sera-tua-desicao-nas-proximas-eleicoes.html?langid=7

http://www.fastnewsforum.net/topic/60169-sondagem-legislativas-2011/page__st__875

http://forum.aquapc.com/showthread.php?t=96233

Considerando que ninguém votou em dois fóruns diferentes, somam-se 1616 respostas, divididas do seguinte modo:

PSD 23%
PS 22%
CDS 19%
BE 7%
CDU 6%
OBN 15%
Abst. 8%

Sei perfeitamente que estes resultados não valem nada como sondagem, mas acho que seria interessante que fossem analisados, principalmente:

1. O CDS obtém resultados muito semelhantes aos dos dois partidos do centrão. É o mais votado em 4, e o 2º mais votado noutro.

2. Ao invés o Bloco fica muito longe do que seria de imaginar em fóruns onde a maioria dos utilizadores é jovem.

3. As pessoas têm vergonha de dizer que se abtêm, mas não que votam em branco.

4. O valor extremamente elevado dos OBN, sustentado em grande parte pelo voto em branco (e pelos votos no PNR no fórum do Sporting) será transformado em abstenção no dia da votação?

5. Também aqui temos o PS e o PSD praticamente empatados.

José Manuel disse...

Pedro,
Ao olhar para estes estudos da Intercampos, e para a linha da evolução dos resultados, saltou-me à vista que havia um padrão diferente nos estudos divulgados à segunda-feira (com boa parte do trabalho de campo a cair ao fim de semana) e os estudos de sexta (com os inquéritos a serem feitos sobretudo aos dias de semana). Concretizando: médias das segundas para o PSD, 37,2%, para o PS, 34%; média das sextas para o PSD 35,6%, para o PS, 35%. Se tomássemos só as segundas, diferença das médias do dois partidos seria de 3,2 pontos; só com as sextas, de 0,6 pontos. Conhecendo os problemas que muitas vezes existem na recolha de dados, poderá o facto de um inquérito incluir ao não o fim de semana ajudar a explicar esta diferença? Algum "house effect" escondido? E a favor de quem?

Unknown disse...

José Manuel: não se pode excluir não senhor. Não sei se temos observações suficientes para falar de um padrão, contudo.

Xico disse...

David, interessante isso do CDSPP ....
Não que o assunto tenha muita importância, mas considero estas votações pelo menos interessantes, e mais "controladas" do que aquelas sondagens de blogues ou jornais, onde é fácil votar repetidamente, etc. No caso dos fóruns é um ambiente, digamos, mais controlado.

O David importa-se de adicionar mais uns fóruns aos seus cálculos ?



Caldeirão de bolsa (267 votantes)
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=76774

Chupa-mos (258 votantes)
http://forum.chupa-mos.com/geral/404800-eleicoes-legislativas-2011-topico-oficial.html

forum maximus (89 votantes)
http://www.forum-maximus.net/viewtopic.php?f=24&t=1522902&start=60


Drag Team (628 votantes)
http://www.dragteam.info/forum/parlamento/132561-nossa-sondagem-interna-eleicoes-legislativas-2011-a.html

Drag Team II (21 votantes)
http://www.dragteam.info/forum/parlamento/136645-sondagem-final-dragteam-legislativas-2011-a.html

Este último fórum tem 2 sondagens, uma já iniciada há uns meses e fechada, e outra aberta recentemente, será interessante acompanhar a evolução. Já agora David, se puder analise/indique a data em que começaram essas pools, pois parece-me que as que começaram há mais tempo tem o PS melhor colocado do que as mais recentes.

Se alguém conhecer mais votações de fóruns, que acrescente aqui.

Unknown disse...

David: é difícil saber o que pensar desses resultados, porque não sabemos bem que população essas sondagens estão a representar. Certamente que não é a população eleitora, e tb não é a dos utilizadores da Net. O que eu talvez gostasse mais de ver aqui neste tipo de "sondagens" não seria tanto a intenção de voto mas quem acham que vai ganhar ou que resultados acham que vai haver, tipo mercado de previsões. Ou então que as pessoas respondessem a perguntas que as pudessem caracterizar de alguma forma para sabermos com que tipo de população estamos a lidar.