quarta-feira, maio 18, 2011

Keeping it (more or less) simple

Média das últimas 5 sondagens conduzidas por empresas diferentes:
PSD: 35,9%
PS: 33,6%
CDS-PP: 11,0%
CDU: 8,1%
BE: 6,2%

Média ponderada (dimensão da amostra) das últimas 5 sondagens conduzidas por empresas diferentes:

PSD: 35,8%
PS: 33,7%
CDS-PP: 10,9%
CDU: 8,0%
BE: 6,1%

PSD: 34,2%
PS: 32,2%
CDS-PP: 11,9%
CDU: 8,4%
BE: 7,2%



11 comentários:

tempus fugit à pressa disse...

a volatilidade tem sido tanta que nada garante em termos futuros

e os desvios e associados estão onde

súmulas e símiles são modas

e não médias

et disse...

Parabéns pela análise. Esclareceu-me completamente.

Paulo disse...

Já inclui a sondagem da Aximage: PS 35%; PSD 33%; CDS 12%; CDU 7%; BE 4%? Vi uma referência a esta sondagem mas nunca apareceu em público?

Unknown disse...

Não. Eu tb vi números como esses, mas pode ter sido boato. Não os vi publicados e não estão na ERC.

Paulo disse...

O mais provável é ter sido um boato. Mas um "teórico da conspiração" diria que só tem de se entregar na ERC aquilo que se quiser publicar...

Setubalense disse...

Há uma estranha convergência entre editores, comentadores e opinadores. Primeira regra Sócrates mesmo que ganhe não pode ser referido como vencedor de nenhum debate. Segunda regra sondagens favoráveis não serão publicadas. Fica aqui uma nota para memória futura: ninguém esta a medir o "voto envergonhado". A grande surpresa vira dai. Passos Coelho já tem conhecimento do risco. Dai o tom agressivo e ate por vezes desesperado que esta a colocar na campanha. Fica aqui uma aposta a validar dia 06 de Junho: coligação PS + CDS.

Unknown disse...

Permitam-me só deixar aqui um alerta. Será que estes números não estarão inflacionados para o pcp e be? Não será lógico pensar que muito do dito povo de esquerda concentre o seu voto à última hora no ps? Mesmo que alguns sapos sejam engolidos (vide voto do pcp em soares em 86)..... Eu acho que o be não terá mais do que 5% e o pcp não terá mais do que 7%. Portanto, são cerca de 3% a mais a somar ao valor actual do ps, transformando-o no 1.º.

Nuno disse...

caro Luís, o mesmo raciocínio poderá ser feito à direita. Dá-me ideia que a volatilidade de votos à direita pode ser ainda maior do que à esquerda

Nuno disse...

e se for verdade aquilo que vem no jornal o Sol então a vida poderá estar ainda mais complicada para o PS... vamos esperar pelas sondagens de amanhã.

gonçalo costa disse...

Caro Nuno, o eleitor de direita sabe que ao votar no CDS esta a votar num partido que faz parte do "arco da Governação"e portanto a razão do voto util deixa-se de se por(alias há aqui neste blogue quem entenda que ate aos 15% do CDS compensa mais votar no cds do que no PSD)

Nuno disse...

não creio que seja bem assim... esse cenário só se coloca se for certa a vitoria do PSD, caso contrário poderá haver uma percentagem significativa de potenciais votos CDs que acabarão no PSD. Já que a malta gosta de fazer apostas cá vai uma: O CDS, ao contrário das últimas eleições, terá menos votos do aquilo que as sondagens prevêem.