terça-feira, dezembro 22, 2009

Novidades Trocas

No Trocas de Opinião há algumas novidades:

1. Apresentação em tempo real das ordens de venda mais baixas e de compra mais altas:



2. Organização dos contratos por temas e arquivo dos contratos já fechados:

3. E, claro, alguns novos contratos.

Sobre o modo de negociação dos contratos, bem, os responsáveis ainda não chegaram a acordo sobre se e como alterar. Entretanto, contudo, o mercado não se vem portando nada mal, prevendo correctamentre que Portugal não seria cabeça de série para o Mundial (apesar do 5º lugar no ranking da FIFA), estimando desde cedo que o treinador do Sporting seria um português e nunca contemplando a hipótese de que o BCE subisse as taxas de juro em Dezembro.

6 comentários:

João Vasco disse...

Olá Pedro,

Escrevo, se calhar não no sítio ideal, para relatar alguns problemas que ainda existem neste novo sistema.

Parece que o sistema ainda não está a reagir às ordens propostas.
Isso aconteceu-me até agora três vezes (desde o início do novo sistema), e vou descrever a última que se passou há instantes.

No contrato respeitante ao banco central Europeu é dito:

a) Pode comprar a 25
b) Pode vender a NA

Isto significaria em particular que existem ordens de venda em suspenso, a mais barata das quais a 25.
E não existe nenhuma ordem de compra em suspenso de outra forma ou ela seria superior a 25 e a transacção já teria sido efectuada, ou inferior e estaria disponível a informação respeitante à ordem na alínea b).

Como tal, decidi criar uma ordem de compra a 2. Mais por experiência do que outra coisa.

A ordem ficou em suspenso, como seria de esperar. Mas a informação na alínea b) não foi actualizada. Isto é relevante na medida em que nesse caso a motivação para vender rapidamente (caso exista) vai deixar de existir, pois o vendedor está convencido que não existe qualquer comprador.

Unknown disse...

Olá João. Neste momento, o sistema não tem nenhuma ordem de compra pendente desse título a 2. Pode suceder que não tenha completado a ordem ou que tenha ocorrido um erro qualquer. Seja como for, mesmo que a tivesse introduzido no seu exemplo, ela não seria visível, porque haveria uma ordem de compra mais alta (a 25).

Mas há outra coisa: se eu introduzir uma ordem de compra (ou venda) e essa ordem de compra (ou venda) é por um valor superior (ou inferior) ao que está no sistema, ela entra no sistema mas não é visível para o utilizador. É simples: eu não posso transccionar títulos comigo próprio. Logo, mesmo que a minha oferta de compra seja a maior, eu não a vou ver, porque não posso vender títulos a esse preço mais alto.

Espero que seja isto. Diga coisas.

Unknown disse...

Esqueci-me de dizer que, claro, ela será visível para os outros utilizadores.

João Vasco disse...

Olá de novo.

Voltei ao trocas de opinião e a minha oferta tinha sido aceite entretanto. Por isso, para esclarecer as dúvidas, fiz outra.

No momento em que escrevo isto já passaram 5m e eu confirmei em primeiro lugar que no histórico a ordem de compra (a 2) continua pendente (já fiz "refresh" à página); e em segundo lugar que não existe nenhum preço de venda para esse contrato (já fiz "refresh" e deveria ser possível vender no imediato a 2, mas lá não diz isso).

Unknown disse...

Duas coisas:

1. No backoffice do sistema, há neste momento uma ordem de compra de títulos BCE a 2.

2. Se não a vê na apresentação do contrato ("Pode vender a 2") é apenas porque o João, estando no sistema com o seu login, não pode vender a 2, dado que a ordem de compra é sua (não pode vender títulos a si próprio). Mas eu, com o meu login, vejo "Pode vender a 2".

João Vasco disse...

Ah!

Ok. Então tudo bem :)