sexta-feira, outubro 02, 2009

Trocas 1.1.4

No Trocas de Opinião, há agora gráficos que mostram a evolução das médias móveis ponderadas para cada cotação. Sobre as cotações propriamente ditas, o que pensa o mercado?

- Que a probabilidade de Pedro Santana Lopes ganhar as autárquicas em Lisboa é muito baixa. Já houve centenas de transações deste contrato, na sua esmagadora maioria abaixo de 10, e o índice nunca ultrapassou os 10. A última cotação, no momento em que escrevo: 6,5.

- Que a probabilidade de que Rui Rio ganhe a câmara do Porto com maioria absoluta é elevada. A cotação está acima dos 70 pontos desde 30 de Setembro. Dito isto, houve um número muito grande de títulos transaccionados a valores inferiores aos 50 e só com as últimas transacções o índice começou a recuperar.

- As vitórias de Isaltino em Oeiras e Narciso em Matosinhos não são vistas como garantidas. Cotação abaixo dos 50. Mas no caso de Isaltino, a subir.

- Que a vitória de Paulo Pedroso é Almada é vista como improvável. Houve picos com transações a 40, mas descida posterior em cotações e índice. Actual cotação é 5.

- A probabilidade do PSD obter 160 câmaras (teve 156 em 2005) é baixa, apesar da cotação estar a subir. Mas contrato pouco transaccionado.

Vamos ver como e se o mercado reage quando começarem a sair as últimas sondagens antes das eleições.

P.S.- Hesitámos, mas aí vão dois contratos de longo prazo: "Cavaco Silva recandidata-se à Presidência da República em 2011?" e "Governo cai antes de Setembro de 2010?".

5 comentários:

Marcos Guia disse...

Pedro, a CESOP vai fazer alguma sondagem para as autárquicas sem ser Lisboa e Porto?

Anónimo disse...

O facto de ninguém achar que Santana Lopes vá ganhar as eleições não devia, em princípio, impedir bons negócios nesse tipo de contrato (tudo ou nada). É que ele pode não ganhar mas não é absolutamente evidente que a probabididade de perder seja 98%.

A conclusão que tiro é que os investidores não são lá muito dados ao risco...

Jota disse...

Bom dia,

Aderi ao portal, mas por pouco não perdi o email de confirmação. Foi directo para o spam do meu gmail. Talvez não seja má ideia alertar as pessoas aquando da adesão.

Parabéns pela iniciativa

Unknown disse...

Marcos: sim, Oeiras e Matosinhos.
Jota: é verdade que pode suceder. Está mencionado nas FAQ.
Francisco: parece que alguém o ouviu...:)

Marcos Guia disse...

Obrigado Pedro. Ainda pensei que alguém fizesse alguma coisa em Faro, já que o PSD, tudo indica, irá reconquistar esta câmara ao PS, conquistando mais uma capital de distrito... Parece que pertencemos mesmo à paisagem...