quinta-feira, janeiro 20, 2005

O PSD e as sondagens (adenda)

Quando falei do assunto aqui, não tinha ainda visto o novo outdoor do PSD com atenção. Agora de passagem na 2ª circular, já o pude ver melhor. De facto, as sondagens usadas são do Expresso. E são-no propositadamente: está lá escrita qualquer coisa como "até o Expresso nos mostra a subir". Está em letra pequenina, sendo também duvidoso que isto passe por algo mais do que uma indecifrável private joke para muitos eleitores, mas pronto. Está resolvido um dos mistérios.

Mas este outdoor continua a ser uma uma espécie de riddle inside a mystery wrapped in an enigma, como o velho Winston dizia da Rússia. Então não é que lá aparece 39,3% como sendo o resultado dado pela sondagem do Expresso em Janeiro de 2005? Que sondagem? Se falamos do resultado do PSD, esta sondagem, publicada a 15 de Janeiro, não foi com certeza. E esta, divulgada uma semana antes, também não. Ou será que o cartaz soma os resultados do PSD e do PP nesta sondagem? Deve ser isso. A conta dá certa, e se não fosse assim os resultados não podiam ser comparados, como o são no cartaz, com os das eleições europeias.

Mas se então é disto que se trata, que parte da "subida" poderá ser atribuída ao PSD ou ao CDS-PP? E o que achará o próprio CDS-PP deste cartaz? Tudo isto é fascinante.

P.S.- Obrigado aos dois leitores que me chamaram a atenção para o assunto.

Sem comentários: