domingo, janeiro 30, 2005

Poll of polls V

Quando, num post anterior, dizia que "amanhã há mais uma", estava enganado. Houve mais três: a que eu já esperava (Eurosondagem, para RR, SIC e Expresso), uma da Marktest (para DN e TSF) e outra da Aximage (Correio da Manhã).

Os resultados, tal como destacados pelos órgãos de comunicação que as publicaram, são os seguintes (espero que os problemas de legibilidade apontados por alguns leitores fiquem assim resolvidos):



Tratados os indecisos como abstencionistas, para fins de comparabilidade entre os diferentes resultados e com resultados eleitorais, ficamos com o seguinte quadro, em que a média não ponderada dos últimos resultados é feita em relação às cinco sondagens mais recentes. O trabalho de campo delas esteve muito próximo no tempo e assim englobamos todos os resultados de todos os institutos/empresas que os divulgaram até agora:



Nada do que disse aqui sobre os resultados mudou com a introdução das três novas sondagens. As diferenças mais substanciais entre as sondagens não têm a ver com o PS, mas sim com o PSD: estimativas entre 27,7% e 36%. Sobre a questão PCP/CDS/BE, a Eurosondagem e a Aximage têm sido muito consistentes em colocar o BE depois dos outros, mas oscilam na ordem CDS/CDU. Estamos a falar, claro, de ordenações que não resistem se tomarmos em conta as margens de erro amostrais, mas a recorrência destes resultados reduz a probabilidade de que sejam meramente ocasionais. Quanto à Euroteste, a Católica e a Marktest, teremos de esperar por mais resultados para saber se também elas têm padrões recorrentes.

Sem comentários: