sexta-feira, janeiro 14, 2005

Teaserzinho

Eu também tenho o meu teaser: fizemos ontem na Católica uma sondagem para a última edição do Prós e Contras na RTP e para o Público. É sobre as eleições, é telefónica e tem uma amostra de dimensão modestinha (655). Mas as perguntas não são sobre intenção de voto nem sobre nada que exija uma precisão acima do convencional. São sobre:

- o grau de interesse dos portugueses pela política;

- se alguma vez tiveram um contacto directo com algum deputado do seu círculo eleitoral (a coisa está formulada de forma a não perder um único contacto seja com quem tenha sido);

- se sabem o nome de algum cabeça de lista de algum partido que alguma vez tenha concorrido em eleições passadas no seu círculo eleitoral;

- e se concordam ou discordam com uma série de items normalmente usados em estudos de cultura política, sobre, por exemplo, se os políticos se interessam pelas opiniões das pessoas, se os partidos são todos iguais ou sobre até que ponto as eleições são importantes para mudar os curso dos acontecimentos.

Tenho os resultados à minha frente, mas não os posso dar aqui antes de o Público o fazer, o que acontecerá na próxima 2ª feira. Contudo, o teaser é este: a eminente previsibilidade dos resultados obtidos (estão alinhados com os resultados de anteriores inquéritos) não chega para mitigar o enorme choque que eles produzem.

Sem comentários: