quinta-feira, janeiro 06, 2005

Retrato II

Avisam-me que o retrato do blogger não fica completo sem os seus blogues de referência. Mas o certo é que, de referência, ainda tenho só um: o Mistery Pollster. Sugerem-me então que, pelo menos, revele os blogues que leio regularmente. Cá vai, sem ordem especial: Aviz, O País Relativo, A Praia, Barnabé, Bloguítica, Causa Nossa, O Acidental, Fora do Mundo, Blasfémias, Indústrias Culturais, Cartas de Londres, Intermitente, Portugal dos Pequeninos e Homem a Dias. Há outros, mas são de leitura mais irregular.

Sei que o debate ideológico nos blogues é intenso, que é impossível escapar-lhe e que, desse ponto de vista, a lista anterior pode parecer absurdamente eclética. Mas suspeito que não estou sozinho, e a verdade é que os leio por razões completamente diferentes. Uns para meros fins informativos. Outros porque quero saber o que pensam os vários "lados". Outros porque são escritos por pessoas que conheço e de quem já gostava. E outros porque são escritos por pessoas que desconheço mas de quem passei a gostar, pelo menos através do que escrevem.

Contudo, novamente no interesse da full disclosure - porque não creio que haja maneira de falar de sondagens sem acabar por falar de política - vale a pena ser um pouco mais claro. Cá vai: o meu nível de desconforto ideológico com as direitas de O Acidental, o Blasfémias, o Intermitente ou o Homem a Dias tende a ser razoavelmente superior ao meu nível de desconforto ideológico (que também o sinto) com a(s) esquerda(s) do Barnabé, por exemplo. Mas é talvez por isso que procuro ler os primeiros com especial atenção. E mais adianto que as razões que me fazem ler A Praia, o Aviz ou o Fora do Mundo têm pouco ou nada a ver com a ideologia dos autores. Pronto. Está bem assim? Adiante.

Sem comentários: