terça-feira, setembro 15, 2009

Uma história da X Legislatura, actualizada


Zoom 1:


Zoom 2:


9 comentários:

João disse...

caro Pedro Magalhaes
pode me indicar a que sondagem se refere o ponto laranja (PSD) nos 37 ou 38%. Está comentada no seu blog? Obrigado, e veja lá se explica de vez onde é que há mercados eleitorais activos e válidos em Portugal!! ;)
João

Unknown disse...

É esta: http://margensdeerro.blogspot.com/2009/06/legislativas-marktest-16-20-junho-n800.html

Quanto ao resto, está quase quase...

João disse...

obrigado
mas não sei se estamos a falar do mesmo ponto. eu estou a falar do ponto laranja em setembro (a sondagem que me fala é de junho), o que está acima de todos os pontos rosa, mas que aparentemente, a julgar pelo x do seu gráfico, é de agora de meados de setembro. Desculpe insistir, mas acho muita graça a este gráfico, e queria ter a certeza que esse ponto está bem colocado/nao afectará a linha de tendencia dos ultimos meses.se estiver enganado peço desde já dscp.
thanks

Unknown disse...

Ah! Mil obrigados. Porque de facto havia um erro. A base de dados tem dois tipos de registo: um por sondagem e por por sondagem/partido. No segundo, os resultados da última sondagem Cesop estavam trocados para PS (35) e PSD (37). Agora está corrigido. Não faz grande diferença, mas ficou melhor. Mais uma vez obrigado.

Lex Machina disse...

Muito esclarecedor, os meus parabéns. Notável o efeito do caso Freeport em Janeiro de 2009 e a tendência de perda do PS não deixa dúvidas. Permite interessantes reflexões acerca dos determinantes políticos em Portugal. A queda em Julho de 2007 penso que coincide com a gafe do não reconhecimento da crise. A queda inicial de 2005 coincide com o quê?

Unknown disse...

Meados 2007: caso "licenciatura".

Lex Machina disse...

É verdade, obrigado pelo esclarecimento. É de facto interessante a história contada pelo gráfico. Outro tipo de acontecimentos políticos, tais como a manifestação de 100 mil professores em Março de 2008, não produziram efeito visível na tendência.

Almuthamid disse...

É curioso que os resultados (pontos) mais recentes para o PS se situam quase todos acima da linha de tendência (3:1), ao passo que para o PSD ocorre precisamente o contrário
Ou seja, a linha de tendência para ambos não deveria ser algo mais próximo de uma recta horizontal para o período de Maio a Setembro?

Luís Aguiar-Conraria disse...

"É curioso que os resultados (pontos) mais recentes para o PS se situam quase todos acima da linha de tendência (3:1), ao passo que para o PSD ocorre precisamente o contrário
Ou seja, a linha de tendência para ambos não deveria ser algo mais próximo de uma recta horizontal para o período de Maio a Setembro?"

Bem observado. Pode ter razão. Neste tipo de cálculos há sempre alguma inércia. Veremos com as próximas sondagens a sair se, realmente, há uma mudança de tendência.