quarta-feira, outubro 15, 2008

Early voting

A impressão que me ficou desta visita a uma secção de voto em Columbus parece ser mais representativa do que eu imaginava. Nas sondagens que vem fazendo nalguns estados, a Survey USA tem tentado apanhar os early voters. Conclusões (via FiveThirtyEight):

1. Nos estados do Ohio, Novo México, Georgia e Indiana, até aos dias 9-13 de Outubro, tinham votado mais de 10% dos eleitores recenseados. Na Carolina do Norte, até ao dia 6, apenas 5%.
2. Entre os que ainda não votaram - entre as intenções de voto - Obama domina no Indiana, Novo México e Ohio, enquanto McCain domina na Georgia e na Carolina do Norte.
3. Mas entre os early voters, Obama domina nos cinco estados, com margens que chegam aos 34%.

Mera correlação entre prediposição para votar antes e preferência por Obama? Ou também sinal de uma excepcional mobilização dos Democratas?

1 comentário:

Anónimo disse...

Sinal da maior empatia dos democratas com o seu candidato que dos republicanos.
Os republicanos irão votar sem grande entusiasmo. O que também é um sinal de que provavelmente a abstenção irá penaliza-los mais que aos democratas.
Será preciso um erro colossal de Obama, e se não o fez até agora também não irá faze-lo agora, para perder estas eleições.
De qualquer modo vai ter a reeleição dificil, Bush já tratou disso.

Cam