sexta-feira, maio 13, 2011

Intercampus, 7-12 Maio, N=1029, Tel.

PS: 36,8% (+2,0)
PSD: 33,9% (-3,1)
CDS-PP: 13,4% (+2,9)
CDU: 7,4% (-0,5)
BE: 6,0% (-1,0)

Estou a comparar não com a última sondagem da Intercampus, mas sim com a imediatamente anterior a essa, dado que esta partilha 40% da amostra com a que terminou dia 8. Decidi também eliminar a sondagem anterior da base de dados a partir da qual faço os gráficos, de forma a ter apenas amostras independentes. Sei que em parte estou a perder informação, mas acho preferível assim.

P.S.- Este post já foi mudado três vezes de tão mal escrito que estava. Teve uma versão anterior, e outra anterior a essa, sendo que a segunda foi anterior à primeira, etc.

10 comentários:

Freire de Andrade disse...

Não consigo encontrar na net qualquer dado sobre o número de indecisos, já para não falar na ficha técnica. Deste modo é impossível qualquer juízo sobre o valor desta sondagem. Será possível ter alguma luz sobre este assunto?

Freire de Andrade disse...

Já achei o número de indecisos: 43,6%. Ainda há muita margem para convencer estes indecisos.

Anónimo disse...

Minha previsão:
PS: 94
PSD:89
CDS:28
CDU:12
BE: 7
PSD+CDS=117 mandatos

Pedro Sousa disse...

se esta sondagem fosse efectivamente o espelho da votação, já nem sei se ria ou chore...

G disse...

Segue a minha previsão:

PSD-92
PS-91
PP-26
CDU-14
BE-7

A chave da vitória do PSD (mesmo com menos votos a nível nacional) poderá estar em ganhar círculos eleitorais com menos população e em que, passe o exagero, por um voto ganha-se mais um deputado. Estão neste caso Bragança, V.Castelo, V.Real, Viseu, Açores, Madeira e Fora da Europa que suplantam os deputados perdidos pelo PSD em Lisboa, Porto e Setúbal.

Nesta sondagem, temos o PP com um possível 3º deputado em Aveiro e um 2º em Braga, Leiria e Setúbal...

nunocavaco disse...

As sondagens estão a dar resultados acima do espectável ao PP. Isso não vai acontecer e o CDS vai ser um dos maiores derrotados da noite!

nunocavaco disse...

O CDS vai ser um dos grandes derrotados da noite. Toda a dinâmica eleitoral corre contra eles e as últimas sondagens apenas reforçam esta ideia.

Miguel Madeira disse...

Libertas,

e aí teremos exactamente o tal cenário que eu falava (PS mais votado, PS+CDU+BE com mais votos eleitorais que PSD+CDS, PSD+CDS com a maioria no parlamento).

O mesmo se aplica (ainda com mais força) à previsão de G.

gonçalo costa disse...

G: Penso que com 13,4% e depois de fazermos os ajustes distrito a distrito, levando em conta os desvios historicos em relação a media nacional o CDS-PP talvez consiga mais 3 ou 4 Deputados , eventualmente a tangente, nos Açores....viseu(0 2º), vila-Real....

G disse...

Caro Gonçalo Costa

Realmente há alguns distritos em que o CDS parece-me estar à tangente para conseguir mais deputados.

Açores - estava a estimar o CDS com 12,2% e o último deputado a ser eleito com 14% (o 3º do PSD)

V.Real - estava a estimar o CDS com 12,3% e o último deputado a ser eleito com 15,3% (o 3º do PSD)

Viseu - estava a estimar o CDS com 15,5% e o último deputado a ser eleito com 9,1% (o 5º do PSD). O CDS teria que ter 18,2% para ter o 2º deputado.

Na Guarda, também poderá haver uma surpresa. CDS estimo com 14,2% e o último deputado a ser eleito com 18% (o 2º do PS).
Atenção no entanto que na minha estimativa, o CDS elege o último deputado de Aveiro e de Leiria