quinta-feira, maio 26, 2011

Tendências controlando "house effects"

6 comentários:

jota disse...

Peço desculpa por estar a fazer esta pergunta (que provavelmente já deve ter respondido muitas vezes, espero eu), mas gostaria de saber, já que nunca fui entrevistado para uma sondagem, se quando perguntam em quem a pessoa pensa votar se indicam os partidos concorrentes?

Pergunto isto porque nas sondagens que aparecem nos órgãos de informação, e mesmo aqui, nunca vejo valores para os partidos que não estão no parlamento. Eu nas eleições de 2009 (incluindo as europeias e as autárquicas) votei num pequeno partido e gostava de saber a evolução dele e dos outros.

Percebo que do ponto de vista dos media dar esta informação seja pouco relevante e ocupa espaço para outras análises, mas lamento. Pode esclarecer-me?

Obrigado

j

Nuno disse...

Pedro,

No seu livro na página 93 apresenta um gráfico com os desvios. Nas últimas 3 eleições o desvio ( valor absoluto da dif. entre a média das sondagens e o resultado obtido) do PSD foi sempre superior ao do PS. Este desvio é por defeito ou excesso?

Migue Ângelo Oliveira disse...

Viva Pedro Magalhães:

Gostaria muito de ver uma comparação entre as técnicas das diversas empresas que estão a fazer sondagens.

Não falo do tipo da sondagem Rolling polls, etc mas dos pressupostos e no fundo daquilo que pode explicar a diferença entre as empresas.

Mais ainda, gostava de lhe perguntar se há alguma maneira de quantificar qual das empresas tem um poder preditivo maior?

Cumprimentos.

j. manuel cordeiro disse...

Uma dúvida quanto à sondagem diária do Expresso.

Lê-se na ficha técnica

«A amostra foi estratificada [...] numa amostra conjunta de 1550 entrevistas telefónicas validadas, dado que 233 (31,1%) das 748 tentativas efectuadas não aceitaram colaborar ou responderam não ir votar.»

http://sicnoticias.sapo.pt/Infografias/2011/05/26/ps-sobe-psd-desce-distancia-entre-os-dois-partidos-mais-curta

Significa isto que apenas foram obtidas 748-233=515 respostas?

Desde já agradecido.

Unknown disse...

Miguel: espero que não de aborreça mas posso sugerir que compre o livro? É que isso está lá, no capítulo 3. É baratinho...

Unknown disse...

jota: boa questão. Nuns casos lêem-se os partidos e pergunta "ou outro"? Noutros a pergunta não dá opções e o inquiridor preenche as resposta. Noutros casos - simulação em urna - é um boletim semelhante ao real. Escrevi aqui um post há pouco tempo sobre a divulgação desses resultados.