quinta-feira, junho 04, 2009

Sondagens "sem validade"?

Neste blogue, acusa-se a recente sondagem da Marktest de "não ter validade", e afirma-se que "a amostragem não foi feita de forma rigorosa e profissional". São dois os argumentos apresentados:

1. "O primeiro erro, começa pela sondagem não ter em conta a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira";

2. O facto da distribuição espacial dos inquéritos por regiões "Norte", "Centro" e "Sul" não respeitar a distribuição espacial da população portuguesa.

Vejamos. Primeiro, a ficha técnica da sondagem explica claramente que o universo sobre o qual está a fazer inferências é o da população de Portugal Continental com 18 ou mais anos. O que o post poderia tentar argumentar é que a ausência dos Açores e da Madeira fazem com que não se possa fazer inferências dos resultados do Continente para os resultados totais. Mas nem a sondagem faz essa inferência nem o autor faz esse argumento. Remete para uma questão de "erro de amostragem". Mas isto não é erro nenhum: é uma opção. E ainda por cima, se o autor do blogue tivesse alguma vez olhado para resultados eleitorais, ficaria a saber que, tendencialmente, a inclusão dos Açores e da Madeira tenderia normalmente a aumentar a vantagem do PSD, não a diminuí-la.

A segunda crítica é ainda menos fundamentada:

1. O autor fala da distribuição da população, quando o que mais se aproxima do universo de interesse é a população com 18 ou mais anos.
2. Apresenta dados para Norte, Centro e Sul, divisão que não coincide com as unidades territoriais do INE;
3. Compara esses dados com a distribuição territorial do inquérito da Marktest, sem ter apurado se as categorias que usa coincidem com as da Marktest.

8 comentários:

Unknown disse...

Porque é que as sondagens da Marketest dão o PS a descer e todas as outras dão a subir ou a manter acima dos 40%, quando comparadas sondagens da mesma empresa?

http://www.duarte-gouveia.info/2009/06/a-10ª-sondagem-o-psd-surge-a-frente-pela-primeira-vez/

Anónimo disse...

c o intuito de abafar esta sondagem, esta manha ja se assitiu ao habitual folclore da maquina de campanha do PS...
a esta hora alguem do Ps anda a ligar p a eurosondagem c o intuito de "ajudar" nos numeros que vao amanha sair...

Anónimo disse...

http://claudio-carvalho.com/politica/sondagem-que-da-vitoria-ao-psd-nao-tem-validade-parte-ii

Tiago Dias disse...

Pedro,
Há algum limite para sairem a ssondagens,isto é,no sabádo ainda pode sair alguma?

obrigado

Unknown disse...

Peço desculpa ao Cláudio pela ironia de uma parte do post. Mas os pontos centrais das minhas observações mantêm-se:

1. O Cláudio sabe se as regiões tal como definidas pela Marktest concidem rigorosamente com as regiões do INE?

2. Ignora que a inclusão das regiões autonómas tenderia a aumentar, em vez de anular, a vantagem do PSD?

Eu não sei se sabe a resposta à primeira pergunta, mas nada no seu post sugere que saiba. E no que respeita à segunda, o argumento - utilizado no 1º post e abandonado posteriormente - sugere que não sabia, ou não se recordou.

Unknown disse...

Tiago: não, não pode,

Tiago Dias disse...

Pedro,
Obrigado,entao sendo amanha o dia limite esperam-se varias sondagens:Eurosondagem,CESOP,Aximage o ou não é plausivel todas as empresas de sondagens apresentarem ainda os seus estudos mais uma vez?

Unknown disse...

O CESOP certamente. As outras creio que sim.