sexta-feira, fevereiro 04, 2005

120

José Sócrates venceu o debate televisivo de ontem, segundo os resultados da sondagem Correio da Manhã/Aximage realizada após o debate televisivo. De acordo com o inquérito telefónico a 120 eleitores, 50,4% atribuem a vitória ao secretário-geral do PS, enquanto 20,2% dizem que o actual primeiro-ministro foi o vencedor. 29,6% consideram que se registou um empate.

Aleatória estratificada por região, sexo, idade, actividade, instrução e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 120 entrevistas telefónicas.

Atenção:

- margem de erro máxima para uma amostra aleatória de 120 inquiridos (com 95% de confiança): 9%.

-Universo: Eleitores residentes em Portugal em lares com telefone fixo. Só pode ser lapso. Caso contrário, estaria a incluir os que não assistiram ao debate (que tendo em conta que a audiência foi de 16,5%, foram quase todos...)

Mas não quero ser destrutivo. Este tipo de estudos é muito difícil de fazer, e é uma primeira tentativa. Sempre será um bocadinho melhor que as "sondagens" mencionadas anteriormente, apesar de tudo. Mas é suficientemente melhor? A ânsia de saber "quem ganhou" justificará fazer estudos com estas insuficiências? Não sei...

Sem comentários: