segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Poll of polls VII

1. Resultados tais como destacados na imprensa:



2. Resultados comparáveis entre si e com resultados eleitorais (redistribuição proporcional de indecisos para sondagens que não os redistribuem):



3. Poll of polls ponderada pela dimensão da amostra (média móvel ponderada das três sondagens mais recentes, com ponderação inversa à margem de erro amostral máxima):



4. E porque:
- mais informação não significa melhor compreensão;
- as "últimas três sondagens" não é necessariamente um bom critério de agregação;
- e há muito poucas sondagens no total,

Uma poll of polls ligeiramente diferente: médias ponderadas para quatro períodos de realização de trabalhos de campo (Dezembro, 1ª quinzena de Janeiro, 2ª quinzena de Janeiro e 1ª semana de Fevereiro):




Os gráficos 3 e 4 não são especialmente diferentes. Mas o gráfico 4 apresenta as tendências de forma mais clara e, creio, menos sujeitas a "falsas" flutuações causadas por erros amostrais ou outros.

"Tendências" é como quem diz. As mudanças são mínimas. Começo a pensar que John Curtice, um especialista inglês em comportamento eleitoral que esteve cá numa conferência do ICS, tinha razão quando nos disse que "o resultado das vossas eleições estava decidido muito antes da campanha eleitoral". A ver vamos...
Enviar um comentário