quinta-feira, junho 04, 2009

Europeias. Aximage, 1-4 Junho, N=1274, Tel.

PS: 36,2%
PSD: 30,9%
BE: 10,2%
CDU: 10,1%
CDS-PP: 5,0%


Não sei se é resultado antes ou depois de redistribuição de indecisos. Sei apenas que a soma disto dá 92,4%. É provavelmente mais sensato esperar pelo Correio da Manhã de amanhã antes de tirar mais conclusões sobre esta sondagem.

Actualização (5 de Junho):
1. OBN é mesmo 7,6%. Estas percentagens já excluem indecisos e não respostas. Segundo o CM, a distribuição dos indecisos "foi realizada a partir de um modelo que combina perguntas sobre o tipo de indecisão (abstenção/voto em quem), voto anterior, dinâmica de vitória e simpatia pelos principais candidatos". Interessante.
2. A amostra é de 1274 inquiridos. 65,3% disseram que não iriam votar. Sobram 442. Alguns deles terão dito que estão indecisos, pelo que as percentagens acima terão como base um valor inferior a 442. Mas a julgar pelas anteriores sondagens da Aximage, esse valor não há de ser muito inferior. Vamos considerar 442.

12 comentários:

Luís Aguiar-Conraria disse...

Que empresas faltam?

Unknown disse...

Creio que só Eurosondagem. Segundo me disseram, Intercampus não fez. A confirmar.

Anónimo disse...

mais uma vez, o CESOP prevê menor percentagem para o CDS que os outros institutos.

Luís Aguiar-Conraria disse...

Pedro,
imagina que, com base nas sondagens, fazemos uma previsão, por exemplo, com base na média das sondagens. Essa previsão, por lei, tem de ser postada no blogue antes de Sábado?

Anónimo disse...

O interesse e a qualidade deste blogue é superior à observância do «dever de reflexão». A lei, no que toca à difusão de informação pela net, é omissa. A sensibilidade do legislador está na era 0,5 beta.
Ou façam à portuguesa: postem quando puderem com data de amanhã.

Anónimo disse...

A da Euosondagem já está no site do Expresso: PS 36%; PSD 31% e BE à frente da CDU

Unknown disse...

Obrigado pelos comentários.
Caro Libertas: 3,3% (Marktest) é maior que 4% (CESOP)?

Unknown disse...

LA-C: confesso que não sei. O período de reflexão será extinto mais tarde ou mais cedo, por causa de problemas como este. Não faz sentido.

O costume aqui no blogue, contudo, tem sido respeitar a coisa.

Anónimo disse...

Eusondagem

PS- 36

PSD- 31,9

BE- 10,1

CDU- 9

CDS- 6,1

Anónimo disse...

Nota sobre o período de reflexão.
A blogspot e qq problema legal relacionado com o que estiver no blogspot será de acordo com os termos de serviço: " As presentes Condições Gerais serão ditadas e interpretadas de acordo com as leis em vigor no Estado da Califórnia, sem entrar em conflito com as leis ou cláusulas do seu Estado ou país de residência."
Como a jurisprudência nos EUA tende a considerar o máximo denominador comum das liberdades legais entre as duas jurisdições e como nos EUA não há período de reflexão presumo que podem fazer o que quiserem e publicar as análises amanhã.
Se o Estado português quiser multar alguém terá de provar que: o blog é direccionado para portugueses, que

Anónimo disse...

«Caro Libertas: 3,3% (Marktest) é maior que 4% (CESOP)?»

Caro Pedro:
De facto, não é. Mas a sondagem da Marktest é aquela que dá 17% a OBN. Baixando esse valor para 5% e fazendo a distribuição proposcional temos 3,8% para o CDS. Domingo veremos quem tem razão.

Unknown disse...

Caro Libertas. Deixe-me lembrar que:

* 3,8 < 4;
* Porque não presume antes que os OBN são 0? Se o fizer, o CDS-PP fica com 4% na Marktest. Infelizmente, nem assim pode dizer que "mais uma vez, o CESOP 'prevê' - aspas intencionais - menos percentagem para o CDS que os outros institutos".
* 5 para OBN é uma pressuposição pouco menos irrazoável que 0.

Mas não me leve a mal. Num contexto onde se diz que cada vez menos as pessoas se interessam pela política e pelos partidos, tanta paixão pelo CDS é uma coisa que vejo positivamente.